Você conhece as glândulas adanais nos cães e gatos?

Ei, amigo(a) amante de cães! Já se perguntou se você nunca sentiu um cheiro muito desagradável saindo do bumbum do seu amigo peludo ,se não, tem sorte! No dia em que sentir o odor fétido das glândulas adanais, você entenderá o que estamos falando.

As glândulas adanais ou, mais corretamente, sacos anais, são duas estruturas presentes na maioria dos mamíferos. Elas estão situadas lateralmente e internamente ao ânus, não sendo visíveis pelo lado externo.

A glândula adanal em gatos e cães é parecida com duas bolsas de forma arredondada, do tamanho de caroços de azeitonas. Elas armazenam em seu interior um líquido de coloração geralmente escura, de consistência viscosa e odor fétido.

É possível encontrar rastros pelo sofá, cama ou pelo chão por onde seu animalzinho passou, se a glândula tiver líquido em excesso ou inflamada.

Vamos falar um pouco sobre as funções desse líquido?

As funções desse conteúdo de odor característico ainda não estão bem definidas, mas supõe-se que ele serve para a marcação de território, para lubrificação das fezes, para informações sobre a saúde e comportamento e para a liberação de feromônios.

Já notou que os cães se conhecem e se cumprimentam cheirando os bumbuns uns dos outros? É por causa das glândulas adanais. Com essa cheiradinha, eles reconhecem os amigos.

Já percebeu também que quando eles estão com medo, deixam o rabo no meio das pernas? É para não deixar o odor dos sacos anais sair, fazendo, assim, com que os outros cães percebam seu medo.

Alguns cães com medo podem liberar o conteúdo das glândulas, porém isso ocorre de forma involuntária.

Agora, vamos falar um pouco sobre possíveis doenças?

As glândulas adanais podem se inflamar e formar o abscesso. Os sintomas da glândula adanal inflamada em cães e gatos são diversos, mas geralmente estão presentes aumento do tamanho e dor na região perianal.

Também existem doenças neoplásicas. Os tumores dos sacos anais geralmente são malignos, sendo do tipo adenomas perianais ou adenocarcinomas dos sacos anais.

Além dos sintomas regionais, causam alterações sistêmicas, como fraqueza muscular, diarreia, letargia e perda de peso.

Agora, uma dúvida comum é se as glândulas devem ser espremidas?

As glândulas que não devem ser espremidas nunca pelo tutor dos animais caso elas esteja visíveis. Isso não é recomendado porque o ducto é delicado e fino. Espremê-lo pode traumatizá-lo, fazendo com que perca seu tônus natural e inflame. Nesse caso é importante que leve o pet ao veterinário para melhor avaliação do que esta ocorrendo.

Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre as glândulas adanais e suas enfermidades, acesse outros assuntos do nosso blog para saber mais curiosidades e doenças dos nossos amigos peludos.

Fernanda Hilst
Médica veterinária da Clínica Veterinária Hilst – Londrina.
CRMV 5489 PR

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Esta com Dúvida?

Converse com um médico veterinário para maiores detalhes!

Plantão 24 horas

Atendimento de Horário Comercial:
Seg – Sex: 8:00 – 18:00 horas
Sábados: 8:00 – 13:00 horas

Rodovia Celso Garcia Cid, 1070
Londrina - Paraná.

(Entre a UEL e os Correios, acesso pelo viaduto da Av. Arthur Thomas)​

Telefone Atendimento 24 horas:

Copyright 2021
Todos os Direitos Reservados

Plantão 24 horas

Atendimento de Horário Comercial: